1º Congresso da Associação Brasileira de Enfermagem em Podiatria Clínica - CABENPO

TRABALHOS CIENTÍFICOS

EDITAL Nº 01/2024

          1º CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM EM PODIATRIA CLÍNICA

 

 

ORIENTAÇÕES PARA TRABALHOS

 

A Associação Brasileira de Enfermagem em Podiatria Clínica-ABENPO, no uso de suas atribuições torna público o presente Edital de Nº 01, de 21/06/2024, que dispõe sobre a submissão, seleção, apresentação e publicações de trabalhos científicos no 1º Congresso da Associação Brasileira de Enfermagem em Podiatria Clínica-CABENPO, que ocorrerá no período de 07 a 10 de agosto de 2024, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, Brasil, na modalidade presencial.

 

1. DAS INSCRIÇÕES: O autor/apresentador indicado deve estar com o pagamento da inscrição efetivado para ter acesso ao evento e fazer sua(s) apresentaão(ões). A não observação deste período implicará em exclusão do trabalho da lista de apresentações e suspensão do certificado.

 

 

2. ARQUIVOS SOLICITADOS :

6.1 Os autores que tiverem seus resumos aprovados deverão preparar os seguintes arquivos:

Apresentação Pôster

  • Arquivo do resumo simples formatado (documento em PDF conforme orientações do item 7.1, modelo ANEXO I)
  • E-Poster (elaborado conforme item 8.1)

 

Apresentação Oral

  • Arquivo do resumo expandido formatado (arquivo em PDF conforme orientações do item 8.1)
  • Slide (elaborado conforme item 7.2

 

6.2 As orientações de como enviar os arquivos serão divulgadas no site do evento, no link de trabalhos científicos, juntamente com a lista de trabalhos aprovados

 

7. DA CONFECÇÃO DOS ARQUIVOS 

7.1 RESUMOS SIMPLES

7.1.1 Esta modalidade de resumo deve ser escrito atendendo RIGOROSAMENTE as normas e orientações descritas abaixo:

a. Redigido em português, em conformidade com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa, acatando a terminologia técnica-científica. Com estrutura de organização em: TÍTULO, AUTORES, INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MÉTODOS, RESULTADOS E CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM EM PODIATRIA CLÍNICA.

b. Deve ter de 300 a 500 palavras (apenas o corpo do resumo). Não contam: título, os nomes dos autores, as afiliações, e-mail do autor e as palavras-chave.

c. Deverá ser formatado em papel tamanho A4, texto justificado, espaçamento simples entre linhas, margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, digitado em parágrafo único.

d. O título deverá ser escrito em caixa alta com máximo de 15 palavras, em negrito, centralizado na página.

e. Após uma linha (espaço) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, em fonte Times New Roman, corpo 12, sem destaques. Os nomes devem estar alinhados à direita um abaixo do outro e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas.  O nome do AUTOR deve estar sublinhado. Fazer chamada com número arábico sobrescrito, após o último sobrenome de cada autor, para indicar a formação acadêmica, titulação, afiliação, participação em grupos ou projetos de pesquisa, contemplado com bolsa de pesquisa e o endereço eletrônico (e-mail) apenas do AUTOR. O orientador deve ser o último autor a ser listado.

f. Após uma linha (espaço) do resumo deve-se utilizar a expressão “Palavras-chave:”. Incluir, no mínimo, três e, no máximo, cinco termos separados por “ponto” e iniciados com letra maiúscula. USAR os Descritores em Ciências da Saúde (DECS) (http://decs.bvs.br/).

 

g. Não conter no texto tabelas e/ou figuras. Deixar para apresentação de E-PÔSTER.

h. Dar uma linha (espaço) após as palavras-chave e escrever o eixo temático que se insere o trabalho científico, de acordo com o item 3.1.

i. Deverá escrever as referências utilizadas para elaboração do resumo em Vancouver

(Ver modelo ao lado direito desta página em MODELO PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO SIMPLES)

j. Após a confecção do resumo, o mesmo deverá ser anexado em sua área de inscrito, ao lado do título do trabalho até o dia 08 de agosto. ATENÇÃO: O arquivo deverá ser salvo com o nome do autor sem conter nenhuma pontuação e acento. o sistema não reconhece nenhum tipo de caracter. 

 

7.2 RESUMOS EXPANDIDOS

7.2.1 Esta modalidade de resumo deve ser escrita atendendo RIGOROSAMENTE as normas e orientações descritas abaixo:

a. Redigido em português, em conformidade com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa, acatando a terminologia técnica-científica. Com estrutura de organização em: TÍTULO, AUTORES, INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MÉTODO, RESULTADOS E CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM EM PODIATRIA CLÍNICA.

b. Deve ter de 1.000 a 1200 palavras. A totalidade de palavras inclui o TÍTULO, INTRODUÇÃO, OBJETIVO(OS), MÉTODO, RESULTADOS, CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS (dependendo do tipo de estudo) e CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM EM PODIATRIA CLÍNICA. Digitado em parágrafo único.

c. Deverá ser formatado em papel tamanho A4, texto justificado, espaçamento simples entre linhas, margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12.

d. O título deverá ser escrito em caixa alta com máximo de 15 palavras, em negrito, centralizado na página.

e. Após duas linhas (espaços) do título, inserir nomes completos dos autores, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem destaques. Deve ser alinhado à direita um abaixo do outro e estando as primeiras letras maiúsculas. Indicar a instituição e o e-mail (modelo no Anexo II). Em casos que tenha um orientador este deve ser o último autor a ser listado.

f. Após uma linha (espaço) do resumo acrescentar “Palavras-chave”. Incluir, no mínimo, três e, no máximo, cinco descritores separados por “ponto” e iniciados com letra maiúscula. Fazer uso dos Descritores em Ciências da Saúde (DECS) (http://decs.bvs.br/).

g. O formato de citação dentro do texto será Vancouver, bem como constar na lista de referências ao final. (Ver modelo ao lado direito desta página em MODELO PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO EXPANDIDO).

h. Após a confecção do resumo, o mesmo deverá ser anexado em sua área de inscrito, ao lado do título do trabalho até o dia 08 de agosto. ATENÇÃO: O arquivo deverá ser salvo com o nome do autor sem conter nenhuma pontuação e acento. o sistema não reconhece nenhum tipo de caracter. 

 

8. DAS APRESENTAÇÕES: 

Data e horário da apresentação: Disponibilizamos a consulta de trabalhos aprovados ao lado direito desta página, para Buscas de trabalhos E-Pôster e Busca de trabalhos Orais. Ao fazer a consulta, utilize apenas um dos parâmetros (ou parte do título, ou código do trabalho, ou área, ou nome de um dos autores). A data e horário de sua apresentação, também podem ser encontrados na grade de programação https://cabenpo.zlugg.com.br/programacao

Obs: Para fazer a busca pelo trabalho, utilize apenas um dos campos de busca. Ex: Ou parte do título, ou parte do nome/sobrenome. Se preencher mais de um campo o sistema não reconhece o trabalho. 

 

8.1 E-POSTER (RESUMO SIMPLES)

a. O relator do trabalho deve se fazer presente no local de apresentação com pelo menos 30 minutos de antecedência.

b. O relator deverá permanecer no local dos trabalhos científicos e deverá responder a dúvidas e questionamentos dos avaliadores.

c. O e-pôster deverá ser desenvolvido em formato PowerPoint (.ppt, .pptx) em slide único com dimensões (120x90cm) e salvo em formato pdf.

d. O conteúdo do e-pôster deve ser o mesmo do resumo submetido e aprovado.

e. O tempo de apresentação do trabalho será no máximo 10 minutos, utilizando o modelo E-POSTER estabelecido por template com dimensões (120X90cm), que se encontra disponibilizado no site do evento.

f. Para a apresentação do e-poster pode-se utilizar figuras, tabelas e/ou gráficos.

g. Em casos do relator que foi enviado tiver algum impedimento de fazer a apresentação, é obrigatório justificar e comunicar à comissão científica previamente (máximo em 72h) por meio do e-mail: cientificoc@tribecaeventos.com.br, indicando um dos autores do trabalho.

h. Após a confecção do resumo, o mesmo deverá ser anexado em sua área de inscrito, ao lado do título do trabalho até o dia 07 de agosto. ATENÇÃO: O arquivo deverá ser salvo com o nome do autor sem conter nenhuma pontuação e acento. o sistema não reconhece nenhum tipo de caracter. 

8.2 SLIDE (RESUMO EXPANDIDO)

a. O relator do trabalho deve se fazer presente no local de apresentação com pelo menos 30 minutos de antecedência.

b. A apresentação será por slides em arquivo do PowerPoint, com máximo de 06 slides. 

c. O primeiro slide com título, nome completo dos autores, bem como instituições envolvidas, cidade e estado.

d. O conteúdo dos slides deve ser o mesmo do resumo submetido e aprovado.

e. O tempo de apresentação do trabalho será no máximo 10 minutos, com seguimento de 05 minutos de arguição dos avaliadores, portanto, tempo máximo de cada trabalho será de 15 minutos. Em caso de exceder será interrompido.

f. Em caso de exceder os 10 minutos de apresentação do trabalho, este sofrerá penalização na nota.

f. O modelo de slide estará disponível nesta página no canto direito, em formato PowerPoint para elaboração da apresentação. Poderá utilizar imagens, figuras, tabelas e gráficos.

i. É de responsabilidade do apresentador, entregar o trabalho em pendrive, na Sala de apresentação do evento,  até 1 hora antes do horário da atividade.

j. O relator/apresentador deverá estar na sala de apresentação, com o mínimo de 15min de antecedência do horário da atividade.

k. A não observação das orientações poderá acarretar em desclassificação do trabalho e suspensão da emissão do certificado.

l. É de responsabilidade do relator/apresentador verificar se o seu trabalho está na lista de apresentação. O dia e horário são designados pela comissão científica, de acordo com a grade de programação do evento. 

9. DAS AVALIAÇÕES

9.1 A desclassificação de trabalhos ocorrerá mediante ao não atendimento das normas estabelecidas neste edital.

 

10. DA PREMIAÇÃO

10.1 Todos os trabalhos aprovados competirão ao Prêmio de Menção Honrosa.

10.2 Os prêmios serão para os três melhores trabalhos avaliados em cada um dos eixos temáticos da modalidade slides (resumos expandidos) e modalidade e-poster (resumos simples). Os trabalhos premiados serão definidos pelas maiores médias (avaliação do resumo escrito e avaliação da apresentação oral presencial).

10.3 Os trabalhos na modalidade e-poster (resumo expandido) e os na modalidade slides (resumo expandido) que forem classificados nos três primeiros lugares (1º, 2º e 3º lugar), receberão certificado de menção honrosa e serão divulgados na cerimônia de encerramento do evento.

 

11. CLÁUSULA DE RESERVA

11.1 Às comissões Organizadora e Científica do 1º Congresso da Associação Brasileira de Enfermagem em Podiatria Clínica preserva o direito de deliberar os casos exclusos, bem como as ocorrências não antevistas no presente Edital.

12. CONSIDERAÇÕES FINAIS

12.1 Os autores e coautores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito, são verdadeiras, próprias e originais

12.2 É reservado a Comissão Científica o direito de desclassificar o trabalho científico que não atenderem às estas normas para elaboração dos resumos ou constatação de plágio, cuja infração de direitos autorais é CRIME (artigo 184 do Código Penal), com punição que vai desde o pagamento de multa até a reclusão de quatro anos, dependendo da extensão e da forma como o direito do autor foi violado. Respaldo legal: Art. 5o; inciso XXVII (Constituição da República Federativa do Brasil); Art. 1.228 (Código Civil), Art. 184 (Código Penal) Lei no 9.610/98 (Lei do Direito Autoral – LDA).

12.3 Os componentes da Comissão Organizadora e Científica, Avaliadores de Trabalhos poderão ser autores ou coautores de trabalhos e poderão concorrer às premiações, exceto a coordenadora da comissão, responsável por cegar os trabalhos. Dessa forma, fica VEDADA a participação em autoria ou coautoria de trabalhos pela coordenadora responsável por cegar os trabalhos deste evento.

 

 

Informações adicionais ou dúvidas poderão ser esclarecidas através dos contatos: 

TRABALHOS CIENTÍFICOS: 
cientifico@tribecaeventos.com.br
telefone/WhatsApp (51) 99702-1511

INSCRIÇÕES:
inscricoes@tribecaeventos.com.br
telefone/WhatsApp (51) 98053-4203 

Template para pôsteres
Clique aqui para fazer o download

Template para apresentações orais
Clique aqui para fazer o download

Normas de submissão
Clique aqui para fazer o download

Busca de trabalhos aprovados como e-Pôster
Clique aqui para buscar

Busca de trabalhos aprovados para apresentação Oral
Clique aqui para buscar

Logo central com link para a Página principal
Inscrições

inscricoes@tribecaeventos.com.br

(51) 98053.4203

Icone do Whatsapp
Palestrantes e Trabalhos

cientifico@tribecaeventos.com.br

(51) 99702.1511

Icone do Whatsapp

Realização

Organização

Desenvolvido por Dinamk Tech  




Icone do Whatsapp